Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

29 julho, 2008



“O Badmintonista” iniciou no dia 27 de Julho a publicação de um estudo científico elaborado, pelo professor Ricardo Fernandes, que contém 150 páginas, distribuídas por VI Capítulos e denominado de “A Dinâmica Decisional no Badminton / O Acoplamento Serviço – Recepção nos Atletas de Singulares Homens de Elite Mundial”, a publicar, às quartas-feiras.
Este tão valioso estudo científico, pela primeira vez apresentado em Portugal, publica hoje o ponto 1–Introdução, do Capítulo 1 – A Dinâmica Decisional no Badminton, que terá mais quatro pontos assim designados:
- 1.1. Apresentação do problema e delimitação do estudo
- 1.2. Objectivos da investigação
- 1.3. Justificação do estudo
- 1.4. Hipóteses

CAPÍTULO I – A DINÂMICA DECISIONAL NO BADMINTON
1. Introdução
O fenómeno desportivo tem evoluído consideravelmente nas últimas décadas.
Cada vez mais, a actividade física é vista como um factor determinante para o bem-estar físico e psicológico das pessoas de todas as idades, desempenhando seguramente, um papel fundamental na saúde e na prevenção de doenças, contribuindo assim, para uma vida mais saudável e um possível retardamento do envelhecimento precoce.
No que respeita ao fenómeno do desporto na sociedade, hoje, sabe-se que a prática desportiva tem efeitos muito benéficos para os seres humanos, ao contrário do que era afirmado há alguns anos atrás (Dunning, 1992). Segundo o mesmo autor o desporto tornou-se numa das principais identificações sociais da sociedade moderna.
No desporto moderno existe uma tendência progressiva pela competitividade, na luta pelos melhores resultados, na seriedade, no modo de envolvimento a todos os níveis de participação no desporto de alto rendimento e profissional.
A extrapolação máxima do desporto ocorre com o aparecimento dos Jogos Olímpicos, em que as várias nações lutam e rivalizam-se pelas melhores posições, com o intuito de obterem o sucesso, sendo posteriormente reconhecidas internacionalmente e assim, demonstrarem o grau de desenvolvimento interno de cada país. Os confrontos dos Jogos Olímpicos veio permitir que as nações competissem entre si sem ser necessário criar guerras. Logo, para que as nações sejam bem representadas exigem-se aos atletas os mais elevados níveis de permanente motivação, no sentido de obterem os melhores resultados. Isto leva a uma situação final de pressão social exercida sobre os atletas, no sentido de lutarem pelo êxito nas competições nacionais e internacionais.
Nesta realidade desportiva cada vez mais competitiva e exigente, uma das questões centrais da investigação em Ciências do Desporto, prende-se com o esclarecimento dos aspectos conceptuais e operativos da performance diferencial de alto nível (Maia, 1993).
No caso particular do Badminton de alto rendimento, como em muitas outras modalidades, verifica-se também, uma constante procura de elevados níveis de performance e rendimento, com o intuito de se obterem os melhores resultados desportivos possíveis.
Actualmente, sabe-se, que uma área considerada muito importante no desporto e que tem sido amplamente estudada é a tomada de decisão, que segundo vários autores é um factor determinante no desporto, especialmente nas modalidades complexas e dinâmicas, como é o caso do Badminton. Atendendo as características que a modalidade apresenta, podemos afirmar que estamos perante um tipo de desporto no qual a tomada de decisão assume um papel determinante.
Para Araújo, (2006), a maioria das modalidades desportivas entre as quais o Badminton, são dinâmicas e complexas e para obter-se sucesso é fundamental tomar as decisões mais adequadas, tendo em conta as diferentes situações que a competição proporciona, no qual, os atletas têm de se adaptar às constantes alterações tácticas durante o jogo provocadas pelos adversários.
No Badminton, infelizmente a tomada de decisão é um tema que não tem sido alvo de muitas investigações e os estudos existentes nesta modalidade incidem sobretudo na análise de jogo através de cálculos estatísticos.
Neste desporto de raquetes, a execução do gesto técnico está relacionada com a tomada de decisão e implica a antecipação, a selecção do batimento e a recuperação do mesmo. Em relação à antecipação, esta é constituída por uma série de acções que se baseiam na interpretação de sinais que precedem a execução dos gestos técnicos do adversário, com o objectivo do jogador movimentar-se para uma posição adequada, para agir de forma eficaz às acções do adversário, Araújo (2006). A selecção do batimento implica decidir que batimento utilizar, em que direcção, para que zona específica do campo queremos colocar o volante, o ângulo do batimento e quando executá-lo, (Subramaniam, 2006).
No Badminton o sucesso desportivo acontece, normalmente, sobre uma constante pressão na tomada de decisões dos jogadores durante praticamente todo o jogo, ou seja, as acções dos jogadores têm de ser realizadas praticamente de forma emergente e ou instantânea.
Cabello (2002) refere que existe uma série de factores que podem afectar a tomada de decisão, como o nível de pressão do jogo, as características do adversário, as características do jogador, a disposição táctica e as características do batimento. Nesta perspectiva, podemos considerar as tomadas de decisão observadas nos jogadores peritos de Badminton como instantâneas. Essas decisões frequentemente acontecem em condições de uma enorme pressão temporal, devido à rapidez com que o jogo se desenrola, no qual o objecto de jogo (volante) atinge velocidades muito elevadas num curto espaço de tempo e onde a maioria das acções dos jogadores são executadas de forma balística.
Nesta modalidade, as jogadas desenrolam-se a uma velocidade considerável, onde os jogadores durante o jogo fazem constantemente rápidos ajustes em relação às situações que surgem, isto porque os adversários estão continuamente a tentar invadir a zona de conforto (Subramaniam, 2006).
Alguns estudos realizados por vários autores recentemente em algumas modalidades na área da percepção-acção têm de facto mostrado que a tomada de decisão no desporto durante o jogo é um factor determinante para a obtenção do sucesso desportivo (Machado, Araújo, Godinho & Rocha, 2006). Estas investigações basearam-se sobretudo na importância da interacção entre o organismo (atleta), contexto (jogo), a tarefa (objectivo) e aos constrangimentos inerentes do desporto. Nos referidos estudos, os autores pretendem demonstrar que o sucesso desportivo está associado a capacidade que alguns atletas (peritos) têm em se adaptar às condições da competição com o objectivo de agirem em tempo útil, percepcionando correctamente a informação do contexto de forma a poderem antecipar às acções dos adversários tomando as melhores decisões num brevíssimo período de tempo durante o jogo.
Na próxima 4ª feira, 6 de Agosto será publicado, o texto referente ao ponto 1.1 do Capítulo 1- Apresentação do Problema e Delimitação do Estudo

Sem comentários: