Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

08 julho, 2008



A Sociedade Filarmónica Recreio e União AlhosVedrense, foi fundada a 2 Agosto 1869 por D. Manuel de Sampayo e Castro (conde de Sampayo) com a finalidade de promover distracções aos associados e famílias, tais como jogos lícitos, reuniões, palestras culturais, excursões recreativas e turísticas bem como instrução escolar com aulas de alfabetização, música, dança, etc.
A sua primeira sede situou-se na rua Cândido dos Reis e foi inaugurada a 2 de Agosto de 1871, data que marca o início da actividade musical da banda filarmónica sempre impulsionada pela família Sampayo. Era presidente da Direcção nessa altura D. António de Sampayo Mello e Castro ( Marquês de Sampayo), filho do fundador.
Esta família tinha tal amor pelas artes que, além de comprar muito do instrumental para a banda musical, ainda pôs à sua disposição um barco para as suas deslocações. Por relato escrito sabemos, que nesse dia houve festa rija em Alhos Vedros, com muitos foguetes e animação tendo-se deslocado toda a população para o cais da vila a esperar os músicos com o maestro titular, o espanhol D. Dominguez e muitos convidados.
Em 1906 a banda da música atingiu o seu apogeu, sendo considerada nessa altura, uma das melhores bandas do país, qualidade que manteve durante alguns anos.
Em 1920, por subscrição popular, foi construído o Coreto na Praça da República, o que contribuiu para aumentar a audiência às actuações da Banda.
Nessa altura a colectividade começa a projectar-se no campo cultural, sendo de assinalar os grandes laços de amizade que se começaram a desenvolver com outras colectividades congéneres.
A sede passa para a Rua 5 de Outubro, tendo-se comprado nesta altura a 30-03-1929, o terreno onde estão as actuais instalações.
Em 2 de Agosto de 1932, inaugurou-se o edifício que agora foi aumentado e modificado e em 1945 estas instalações já eram insuficientes, tendo-se ampliado nessa altura a sede com um bar, sala de jogos, gabinete de direcção, sala de ensaios e instalações sanitárias. Em 1956 realizaram-se os primeiros jogos florais, mas a partir da década de 50 começa a sentir-se a necessidade de fomentar a prática desportiva, pelo que foi necessário a construção do pavilhão gimnodesportivo que é inaugurado a 19 de Outubro de 1974.
A SFRUA movimenta, para além de diversas actividades culturais, também várias modalidades desportivas entre as quais o badminton, que tem dado à colectividade momentos de notáveis prestações
Em 12 de Setembro de 1993 a colectividade tem a honra de receber Sua Exª o Primeiro Ministro, Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, que inaugurou a obra, cuja primeira fase foi inaugurada em 19 de Outubro de 1974 e retomada em 1987.
Não podemos esquecer o Sr. Dr. Nunes Liberato, que com a sua presença na inauguração da nova sede viu assim terminado um projecto ambicioso onde ele próprio se empenhou afincadamente, quando exercia o cargo de secretário de estado da Administração Local e Ordenamento do Território
Em 5 de Fevereiro de 1993 a SFRUA tem a honra de receber de Sua Ex.a o Sr. Presidente da República, Dr. Mário Soares, que entregou a “Medalha de Mérito”, distinção que é sem dúvida é um marco histórico e de reconhecimento à sua nobre causa.
A 30 de Setembro de 1994, a SFRUA vê reconhecido a nível concelhio o trabalho desenvolvido pelas várias direcções, com a atribuição da “Medalha de Honra do Município” distinção atribuída, pela Câmara Municipal da Moita.
Nesta época desportiva, a secção de Badminton, obteve valiosos resultados, com destaque para o veterano José Lopes, campeão nacional de singulares homens, bem como Bruno Jesus e Letícia Jesus, campeões nacionais de pares-mistos, de seniores, categoria C. No escalão Sub-17 João Cablal alcançou um honroso terceiro lugar, em singulares e fazendo dupla com o algarvio da CHE-Lagoense, o segundo lugar, nos campeonatos nacionais, disputados em Guimarães..
Para mais informações sobre a SFRUA consultar – http://www.sfrua.web.pt












Sem comentários: