
Continuamos a apresentar o estudo científico elaborado, pelo professor Ricardo Fernandes, que contém 150 páginas, distribuídas por VI Capítulos e denominado de “A Dinâmica Decisional no Badminton / O Acoplamento Serviço – Recepção nos Atletas de Singulares Homens de Elite Mundial”, a publicar, pelo “O Badmintonista” às quartas-feiras.
CAPÍTULO II - REVISÃO DA LITERATURA
2.3 – Objectivos do Jogo de Badminton
A finalidade do jogo de Badminton é naturalmente a conquista dos pontos necessários para vencer a partida. Os pontos são conquistados de jogada a jogada e independentemente de quem realiza o serviço (ponto directo). Para um jogador ganhar um ponto num jogo é necessário que crie situações durante a jogada que desequilibrem o adversário através de batimentos que finalizem a jogada. Nesse sentido, os jogadores procuram constantemente fazer com que o volante toque no solo dentro do campo do adversário antes que o mesmo consiga responder. Outra forma de ganhar o ponto é um jogador conseguir fazer com que o volante toque no corpo do adversário antes que este consiga bater com a raquete no volante, ou ainda, forçando o adversário a cometer erros enviando o volante para fora do campo ou para a rede. Em relação ao sistema de pontuação na modalidade, no que respeita aos singulares homens e senhoras, ganha o jogo o jogador (a) que primeiro conseguir vencer dois sets disputados até aos 21 pontos.
Entretanto, caso se verifique um empate aos 20 pontos, vencerá o set o jogador (a) que primeiro conseguir atingir dois pontos de vantagem até à pontuação máxima de 30 pontos, caso contrário vencerá o set o jogador (a) que primeiro atingir os 30 pontos.
2.4. Batimento Eficaz no Badminton
Para Heising (2005) no Badminton considera-se um batimento eficaz quando um jogador consegue através da sua acção, ganhar a jogada e consequentemente o ponto sem que o adversário consiga responder. Alguns treinadores experientes consideram também uma acção eficaz no Badminton, todo e qualquer batimento realizado por um jogador que obriga o adversário a responder à sua acção em más condições em relação à perda do controlo da situação, posição no campo e equilíbrio, forçando assim, o jogador a cometer mais erros e a executar batimentos de recurso. O caso mais vulgar da realização de um batimento de recurso é o facto de um jogador não conseguir bater o volante à frente da linha horizontal dos ombros deixando-o passar para trás da linha horizontal dos ombros, como por exemplo a execução de um batimento de esquerda no fundo do campo. Segundo alguns treinadores, nas situações na qual os jogadores agem com batimentos de recurso, apesar de conseguirem responder às acções dos adversários em condições adversas e de desequilíbrio, na maior parte das vezes acabam por perder a jogada nas acções seguintes, uma vez que não conseguem recuperar o controlo da situação, ou seja, os jogadores que mais conseguem provocar desequilíbrios os adversários normalmente são aqueles que mais jogos vencem.
Na próxima 4ª feira, dia 17 de Setembro será publicado o texto referente ao ponto 3 do Capítulo II – Psicologia Ecológica do Desporto
CAPÍTULO II - REVISÃO DA LITERATURA
2.3 – Objectivos do Jogo de Badminton
A finalidade do jogo de Badminton é naturalmente a conquista dos pontos necessários para vencer a partida. Os pontos são conquistados de jogada a jogada e independentemente de quem realiza o serviço (ponto directo). Para um jogador ganhar um ponto num jogo é necessário que crie situações durante a jogada que desequilibrem o adversário através de batimentos que finalizem a jogada. Nesse sentido, os jogadores procuram constantemente fazer com que o volante toque no solo dentro do campo do adversário antes que o mesmo consiga responder. Outra forma de ganhar o ponto é um jogador conseguir fazer com que o volante toque no corpo do adversário antes que este consiga bater com a raquete no volante, ou ainda, forçando o adversário a cometer erros enviando o volante para fora do campo ou para a rede. Em relação ao sistema de pontuação na modalidade, no que respeita aos singulares homens e senhoras, ganha o jogo o jogador (a) que primeiro conseguir vencer dois sets disputados até aos 21 pontos.
Entretanto, caso se verifique um empate aos 20 pontos, vencerá o set o jogador (a) que primeiro conseguir atingir dois pontos de vantagem até à pontuação máxima de 30 pontos, caso contrário vencerá o set o jogador (a) que primeiro atingir os 30 pontos.
2.4. Batimento Eficaz no Badminton
Para Heising (2005) no Badminton considera-se um batimento eficaz quando um jogador consegue através da sua acção, ganhar a jogada e consequentemente o ponto sem que o adversário consiga responder. Alguns treinadores experientes consideram também uma acção eficaz no Badminton, todo e qualquer batimento realizado por um jogador que obriga o adversário a responder à sua acção em más condições em relação à perda do controlo da situação, posição no campo e equilíbrio, forçando assim, o jogador a cometer mais erros e a executar batimentos de recurso. O caso mais vulgar da realização de um batimento de recurso é o facto de um jogador não conseguir bater o volante à frente da linha horizontal dos ombros deixando-o passar para trás da linha horizontal dos ombros, como por exemplo a execução de um batimento de esquerda no fundo do campo. Segundo alguns treinadores, nas situações na qual os jogadores agem com batimentos de recurso, apesar de conseguirem responder às acções dos adversários em condições adversas e de desequilíbrio, na maior parte das vezes acabam por perder a jogada nas acções seguintes, uma vez que não conseguem recuperar o controlo da situação, ou seja, os jogadores que mais conseguem provocar desequilíbrios os adversários normalmente são aqueles que mais jogos vencem.
Na próxima 4ª feira, dia 17 de Setembro será publicado o texto referente ao ponto 3 do Capítulo II – Psicologia Ecológica do Desporto
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