Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

12 novembro, 2008








Continuamos a apresentar o estudo científico elaborado, pelo professor Ricardo Fernandes, que contém 150 páginas, distribuídas por VI Capítulos e denominado de “A Dinâmica Decisional no Badminton / O Acoplamento Serviço – Recepção nos Atletas de Singulares Homens de Elite Mundial”, a publicar, pelo “O Badmintonista” às quartas-feiras.
Capítulo II – Revisão da Literatura
3.6.1.1 – Constrangimentos do Praticante
Os constrangimentos do praticante dizem respeito às características individuais dos atletas, tais como os genes, a altura, o peso, a composição corporal, as suas conexões sinápticas no cérebro, e as características psicológicas, tais como as cognições, as motivações e as emoções.
Na realidade, alguns dos constrangimentos mais importantes do desempenho desportivo são a própria estrutura neuro-anatómica dos músculos e articulações do corpo humano. Num estudo recente, Carlson e Kelso (2004) mostraram como os grupos de músculos flexores têm características estruturais e conexões corticais que permitem maior estabilidade na coordenação sensório-motora comparativamente ao grupo dos músculos extensores. Este constrangimento estrutural do sistema perceptivo-motor sugere que os treinadores precisam estar atentos às diferenças na variabilidade do movimento nas fases de extensão e flexão. Um bom exemplo é o caso do Remo, onde há fases evidentes de flexão (puxada) e de extensão (recuperação) para os braços e para as pernas. Compreender como é que a diferença intrínseca na estrutura neuro-anatómica pode constranger a coordenação pode ajudar os treinadores a elaborar programas de treino e de prática de acordo com a especificidade das zonas de instabilidade do movimento.
Os constrangimentos do desportista incluem padrões habituais de pensamento, níveis de perícia ou anomalias no sistema visual.
Essas características podem ser vistas como recursos a serem utilizados pelos atletas no sentido de resolver um dado problema da tarefa ou limitações que podem levar a adaptações específicas. Inicialmente, na aprendizagem o indivíduo procura usar os graus de liberdade disponíveis pelo sistema motor para desempenhar uma tarefa tal como a execução de um remate em suspensão no Badminton. Após ser estabelecido um padrão de coordenação funcional para realizar uma tarefa a um nível básico, este padrão vai sendo refinado à medida que o praticante explora como pode satisfazer as variações dos constrangimentos informacionais de diferentes contextos de desempenho.
Os desportistas que adaptam os seus padrões de coordenação às múltiplas fontes de informação disponíveis, em contextos em mudança, estão num nível mais avançado de aprendizagem, no qual podem variar o padrão de coordenação básico à medida que as circunstâncias mudam. Assim sendo, os peritos no seu desporto podem explorar as forças disponíveis no seu envolvimento, incluindo a fricção e a gravidade, para produzir uma solução de coordenação económica e eficiente para se ajustar às situações em mudança em contextos dinâmicos.
No Badminton, podemos dar vários exemplos de constrangimentos dos praticantes, tais como; a estatura física pode influenciar os comportamentos de alguns jogadores, em particular, os que possuem uma estatura baixa, pois, podem sentir-se constrangidos durante o jogo ao defrontarem adversários altos; a origem dos jogadores; o peso do atleta caso esteja excessivamente pesado
poderá ter grandes problemas nos deslocamentos no campo; a alimentação, visto que alguns jogadores têm dificuldade em se adaptar aos diferentes tipos de alimentação dos vários países, para além, atletas revelarem problemas para se alimentarem durante uma competição, uma vez que no Badminton um jogador pode realizar vários jogos num só dia, o que obriga a um tipo de alimentação específico e adequado, como por exemplo, comer várias vezes em pequenas quantidades de alimentos. Nesta perspectiva, o fundamental é que tanto os jogadores como os treinadores consigam controlar e ou manipular os constrangimentos, porque, estes são indiscutivelmente factores que condicionam e influenciam de forma decisiva o sucesso desportivo.
Na próxima 4ª feira, dia 19 de Novembro será publicado o texto referente ao ponto 3.6.1.2. do Capítulo II – Constrangimentos do Envolvimento

Sem comentários: