
Continuamos a apresentar o estudo científico elaborado, pelo professor Ricardo Fernandes, que contém 150 páginas, distribuídas por VI Capítulos e denominado de “A Dinâmica Decisional no Badminton / O Acoplamento Serviço – Recepção nos Atletas de Singulares Homens de Elite Mundial”, a publicar, pelo “O Badmintonista” às quartas-feiras.
Capítulo II – Revisão da Literatura
3.6.1.3 – Constrangimentos da Tarefa
Em relação aos constrangimentos da tarefa, estes são mais específicos a um desempenho particular que os do envolvimento. Esta categoria de constrangimentos inclui os objectivos, as regras de um desporto específico, os utensílios e engenhos usados durante uma actividade, os campos e as respectivas marcas.
Capítulo II – Revisão da Literatura
3.6.1.3 – Constrangimentos da Tarefa
Em relação aos constrangimentos da tarefa, estes são mais específicos a um desempenho particular que os do envolvimento. Esta categoria de constrangimentos inclui os objectivos, as regras de um desporto específico, os utensílios e engenhos usados durante uma actividade, os campos e as respectivas marcas.
Os movimentos de um praticante podem variar, mesmo dentro de actividades aparentemente muito consistentes, como num jogo de singulares ou num jogo de pares mistos, porque os constrangimentos da tarefa diferem entre cada tentativa. Muito provavelmente, os constrangimentos da tarefa mais importantes a considerar sejam a informação disponível nos contextos específicos do desempenho, que os atletas podem usar para coordenar as suas acções. Tem sido argumentado que os organismos biológicos, como os humanos, estão cercados por um vasto conjunto de fluxos de energia, que podem actuar como fontes de informação (óptica, acústica, proprioceptiva) para suportar o comportamento motor, incluindo a tomada de decisão, o planeamento e a organização, durante as actividades orientadas para objectivos. Por exemplo, os constrangimentos informacionais podem ser usados para guiar continuamente as acções de um praticante à medida que um jogador desloca-se do fundo do campo para a rede para atacar um volante num jogo de Badminton. Estes argumentos sugerem que os praticantes precisam de compreender a natureza da informação que regula o movimento. A estrutura de energia nas áreas circundantes transporta informação para o praticante que é específica de certos contextos e que está disponível para ser percepcionada directamente.
Por exemplo, a luz atinge os olhos de um jogador de Badminton depois de ter sido reflectidas das superfícies (chão e o fundo), janelas e de outros objectos em movimento (outros jogadores e o volante) num ambiente complexo e dinâmico, como é o jogo. Para captar esta informação são importantes os movimentos específicos do praticante e/ou dos objectos sobre os quais vai agir. O movimento origina mudanças nos fluxos de energia que fornecem informação específica aos organismos sobre as propriedades dinâmicas do contexto. Gibson (1979) defende que o movimento gera informação que por sua vez gera novos movimentos, levando a relações directas e cíclicas entre percepção e movimento. Esta posição foi assumida por se ter reconhecido que os humanos têm de percepcionar para poderem mover-se, mas têm de se mover de forma a percepcionar. De acordo com a psicologia ecológica, o uso de informação para suportar os movimentos requer uma lei de controlo que continuamente relaciona o estado do indivíduo com o estado do contexto, ou seja, uma lei de controlo que relacione a propriedade cinética do movimento com a propriedade cinemática do fluxo perceptivo.
No Badminton, a raquete e volante são objectos de jogo que podem constrangir o jogador, por exemplo, existe vários modelos de raquetes que podem ser para um jogo mais ofensivo ou mais defensivo, mais leves, mais pesadas, mais flexíveis ou mais rígidas. Por outro lado, os volantes, têm velocidades diferentes (mais rápidos, mais lentos ou intermédios) e por isso, estes dois instrumentos do jogo de Badminton podem ser um constrangimento importante na tarefa. Outro constrangimento da tarefa importante, é o novo sistema de pontuação, isto, porque ao contrário do que se verificava até há poucos anos atrás, em que só se ganhava ponto quando se servia, actualmente, os pontos são contabilizados directamente, ou seja, independentemente de quem realiza o serviço.
Na próxima 4ª feira, dia 10 de Dezembro será publicado o texto referente ao ponto 3.7. do Capítulo II – Conceitos Básicos da Tomada de Decisão
No Badminton, a raquete e volante são objectos de jogo que podem constrangir o jogador, por exemplo, existe vários modelos de raquetes que podem ser para um jogo mais ofensivo ou mais defensivo, mais leves, mais pesadas, mais flexíveis ou mais rígidas. Por outro lado, os volantes, têm velocidades diferentes (mais rápidos, mais lentos ou intermédios) e por isso, estes dois instrumentos do jogo de Badminton podem ser um constrangimento importante na tarefa. Outro constrangimento da tarefa importante, é o novo sistema de pontuação, isto, porque ao contrário do que se verificava até há poucos anos atrás, em que só se ganhava ponto quando se servia, actualmente, os pontos são contabilizados directamente, ou seja, independentemente de quem realiza o serviço.
Na próxima 4ª feira, dia 10 de Dezembro será publicado o texto referente ao ponto 3.7. do Capítulo II – Conceitos Básicos da Tomada de Decisão
Sem comentários:
Enviar um comentário