Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

28 janeiro, 2009








Continuamos a apresentar o estudo científico elaborado, pelo professor Ricardo Fernandes, que contém 150 páginas, distribuídas por VI Capítulos e denominado de “A Dinâmica Decisional no Badminton / O Acoplamento Serviço – Recepção nos Atletas de Singulares Homens de Elite Mundial”, a publicar, pelo “O Badmintonista” às quartas-feiras.
Capítulo III – Metodologia Utilizada
5. Introdução
Este trabalho assenta num contexto de análise do comportamento decisional dos jogadores de Badminton de top mundial nos singulares homens. Analisou-se as condutas decisionais perante a sucessão e variabilidade das situações momentâneas durante os jogos.
Nesta investigação, os jogos foram gravados em vídeo e posteriormente analisados através da categorização das acções de acordo com os princípios teóricos defendidos. Neste capítulo, apresentamos a amostra observacional a sua caracterização e critérios de selecção, instrumentos, procedimentos e materiais utilizados na pesquisa, apresentação dos resultados, explicitação da aferição de fidelidade intra-observador, discussão e conclusão do estudo.
O Badminton de alto nível, tal como outras modalidades desportivas, exige uma análise na sua abordagem, tendo em atenção o facto de ser um desporto complexo e dinâmico, uma actividade considerada de confrontação directa e interacção que se desenvolve ao longo de um período de tempo, durante o qual ocorre um fluxo comportamental, onde a frequência dos acontecimentos e ordem cronológica dos mesmos, bem como a sua complexidade, não é possível prever antecipadamente (Garganta, 1998; Araújo, 2006).
Nesta pesquisa, procura-se estudar de forma contextualizada o modo como a tomada de decisões dos jogadores se manifesta através das suas acções durante o jogo.
Tendo em consideração ao exposto anteriormente, a análise no Badminton efectuou-se a partir da observação da competição, ou seja, contexto natural onde ocorrem os comportamentos dos jogadores, recorrendo-se a diferentes indicadores integrados num sistema de observação. Assim, pretende-se determinar padrões sequenciais ou identificar associações fortes entre acções realizadas pelos jogadores durante os jogos analisados. Neste sentido, torna-se necessário elaborar uma estratégia que nos permita desenvolver o estudo, tendo em conta os objectivos do mesmo, passando pelo número de registos de ocorrências, registo da ordem de ocorrência dos diferentes eventos, localização das ocorrências em relação às zonas de acção, bem como o registo dos diferentes contextos em que os eventos ocorreram.
Neste estudo, utilizou-se a Metodologia Observacional, dado tratar-se de um procedimento científico que destaca a ocorrência de condutas perceptíveis, de modo a proceder ao seu registo organizado, permitindo a sua análise – tanto quantitativa como qualitativa – mediante um instrumento de observação, possibilitando a detecção das relações de diversa ordem, existentes entre elas e avaliando-as, como refere Anguera
(2001). Tendo-se observado os jogos pertencentes à amostra, recolheu-se os dados referentes às jogadas até seis batimentos dos oito jogos escolhidos para o estudo, entretanto, posteriormente analisados, recorrendo-se primeiro às medidas de estatística descritiva e posteriormente submetendo os dados à análise sequencial com “retardos” ou transições, numa perspectiva prospectiva e retrospectiva.
Na próxima 4ª feira, dia 4 de Fevereiro será publicado o texto referente ao ponto 5.1 do Capítulo III – Limitações do Estudo

Sem comentários: