Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

09 janeiro, 2009










Jorge Carvalho, natural de Braga, atleta Sub-19 do Badminton Clube de Braga, notabilizou-se ao serviço da escola e do Desporto Escolar, não só no percurso desportivo bem como no académico, permitiu-lhe ingressar na Universidade do Minho, com a média de 16,3 valores.
Foi galardoado na Gala Anual do Desporto Escolar, organizado pelo Ministério da Educação com o “Prémio Aluno”, numa cerimónia realizada em Oeiras, no mês de Outubro
- Que significado teve este tão honroso “Prémio” para o aluno / atleta, já com alguns anos em actividade competitiva?
Este prémio significou a recompensa pelo esforço e dedicação dada tanto ao badminton como ao percurso académico.
- A que se deve este prémio?
O prémio que me foi atribuído, na categoria "aluno", visa a atribuição de prémios aos alunos que se distinguiram no âmbito do desporto escolar, conciliando o seu percurso académico com sucesso.
- Como foi conciliar o desporto com a vida académica?
Conciliar a vida académica com o desporto foi complicado mas muito compensador para a minha vida em geral, pois, obrigou-me a saber organizar bem o tempo disponível e também a ser mais autónomo e responsável.
- Se fosse possível como fazem outros atletas, treinar muito mais, conseguiria alcançar outras prestações, nomeadamente internacionais?
O nível do badminton português está a melhorar não só por haver mais intensidade de treinos, mas sim porque se investe mais cedo nos jovens e por causa disso quando chegam à adolescência serão bons jogadores. Se tivesse começado mais cedo com uma maior intensidade de treinos, talvez poderia estar a representar o país em torneios internacionais, mas neste momento já é tarde para corrigir ou melhorar muitos aspectos consolidados desde muito jovem.
- Presentemente e com uma maior responsabilidade como estudante, como será o seu futuro desportivo?
- Na vida académica universitária tem-se muito mais trabalho que em qualquer outro ano escolar e por isso tenho de saber gerir muito bem o tempo para pelo menos fazer três treinos por semana. Espero continuar a conseguir fazê-lo toda a minha vida e se possível evoluir e ter melhores resultados.
- O seu sucesso desportivo escolar projectou-o para o desporto federado. Qual a sua opinião sobre o Desporto Escolar?
O Desporto Escolar hoje em dia está muito bem divulgado e devido a isso tem aumentado o número de praticantes. Na minha opinião é uma rampa de lançamento para o Desporto Federado e é de lá que "nascem" grandes desportistas pois no Desporto Escolar existem algumas coisas que não é muito normal ver no Desporto Federado, entre elas destaco a humildade e a garra.
- A sua progressão contínua, a participação, o empenho e a dedicação, foram valiosos atributos, para a sua evolução como jogador de badminton?
Sim, esses são os aspectos mais importantes para se poder evoluir ao longo da vida desportiva, mas para isso também é necessário haver alguém que "puxe" por nós e que nos incentive a querer ser melhor. Felizmente tive a sorte de ter sempre alguém que fizesse esse esforço.
- O desporto foi um auxiliar ou não, como estudante ? Porquê?
O desporto foi sem dúvida alguma um auxiliar para a vida académica, ajudando-me a ser mais concentrado, responsável e o mais importante, saber que tinha sempre alguém superior a mim que tinha de respeitar.
- A quem dedica este “Prémio” e porquê?
A todos os que me rodeiam pois só com o apoio deles é que consegui conciliar as duas coisas, ter uma boa prestação na vida académica e no desporto.


Sem comentários: