Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

01 abril, 2009








Continuamos a apresentar o estudo científico elaborado, pelo professor Ricardo Fernandes, que contém 150 páginas, distribuídas por VI Capítulos e denominado de “A Dinâmica Decisional no Badminton / O Acoplamento Serviço – Recepção nos Atletas de Singulares Homens de Elite Mundial”, a publicar, pelo “O Badmintonista” às quartas-feiras.
CAPÍTULO III
5.7 Controle da Qualidade dos Dados
Para Blanco e Anguera (2003) na realização de um estudo de investigação no qual a metodologia observacional é utilizada, o controle da qualidade dos dados torna-se fundamental, uma vez que as fontes sistemáticas e aleatórias de desvio e erro nos dados observacionais limitam o investigador tanto como outras formas de tomada de decisão relacionadas com este tipo de dados.
Assegurar a qualidade da informação recolhida é fundamental, não só, como um instrumento fiável de observação, com poucos erros de medida, mas também como uma forma de garantir a estabilidade dos procedimentos de medida da concordância intraobservador, para que exista uma concordância entre o registo de duas observações efectuadas em dois diferentes momentos pelo mesmo observador.
Após a validação do instrumento de observação, procederam-se a algumas sessões de treino do observador que foram permitindo esclarecer e aperfeiçoar algumas dúvidas que foram surgindo da própria observação e que levou à construção de convenções de registo.
Seguidamente, dado que a utilização de dados observacionais com pouca fiabilidade, originada em
desvios e erros sistemáticos, pode levar à incorrecta aceitação ou rejeição da hipótese nula, torna-se necessário validar a fiabilidade do observador e controlar a sua constância. Deste modo, antes de iniciar a recolha dos dados, procedeu-se à análise da fiabilidade intra-observador, com recurso ao índice de fiabilidade Kappa,comparando os dados registados em duas sessões de observação referentes, ao 1º set do 1ºjogo,realizadas com uma semana de intervalo.
Aferida a fiabilidade intra-observador, iniciou-se a recolha dos dados. No entanto, para garantir a qualidade dos dados recolhidos ao longo de todo o processo, procedeu-se ao controle dos mesmos recorrendo de novo ao índice Kappa, procedendo à repetição da observação do 1º set do 4º jogo e, mais tarde, do 1º set do oitavo jogo, isto é, após cada quatro jogos observados, garantindo assim a constância do observador na recolha dos dados.
Para testar a fiabilidade intra-observador, inicial e ao longo do processo, recorreu-se ao programa de análise sequencial SDIS-GSEQ (4.2) e à sua função de “Calcular Kappa”, tendo-se obtido os índices de Kappa referentes a cada grupo de dados, conforme o quadro1.
De acordo com os resultados obtidos, verifica-se que existe de facto uma elevada concordância registada entre as observações realizadas, uma vez que o valor Kappa é superior a 0.70 para todos os grupos de dados recolhidos (Bakeman & Gottman, 1989; Fleiss, 1981, cit. por Bakeman & Gottman, 1989; Fernandez y López, 2001; Prudente, 2006.).
Na próxima 4ª feira, dia 8 de Abril será publicado, o texto referente 5.7.1 do Capítulo III – Teste de Fidelidade Intra - Observador






Sem comentários: