Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

12 maio, 2010

MODELO COMPETITIVO
Os professores Ana Costa, Fernando Costa, Fernando Gouveia, Nuno Lima e Teresa Silvano pretendendo dentro do possível apresentar sugestões, que possam contribuir para melhorar alterações ao sistema competitiva e de acordo com o desejo do Conselho Técnico da FPB elaborou uma “Proposta Modelo”, para a época desportiva de 2010 / 2011.
Considerando que:
- Os atletas precisam de jogar mais (não é motivante para a maioria dos jovens atletas fazerem grandes deslocações para Torneios Zonais e / ou Nacionais para disputarem apenas uma partida
- Os clubes não conseguem suportar tantas despesas de transportes, estadia, alimentação que a multiplicação de torneios provoca.
Propomos o seguinte modelo:
1 - Os Torneios de não seniores e seniores C (a categoria C passaria a ser a inferior, deixando de existir a categoria D), seriam disputados na mesma data e no mesmo espaço desportivo.
2 - A distribuição geográfica poderia ser assim organizada:
- Zona A (Distritos do Porto e Braga) - 09 clubes / 128 atletas *
- Zona B (Distritos de Aveiro e Coimbra) - 07 clubes / 106 atletas *
- Zona C (Distritos de Leiria e Lisboa) - 13 clubes / 149 atletas *
- Zona D – (Distritos de Faro e Setúbal) – 10 clubes / 137 atletas *
- Região Autónoma da Madeira - 09 clubes / 171 atletas *
- Região Autónoma dos Açores - 01 clube / 04 atletas *
* números da actual época desportiva
3 - Sistema Competitivo
a) Circuito com 5 Torneios Zonais / Regionais.
b) Cada Torneio seria disputado, com 5 provas.
c) Cada prova seria disputada pelo sistema misto (poule e eliminação à 1ª derrota).
d) Nas provas de singulares, dos escalões Sub-15, Sub-17 e Sub-19 os 2 primeiros, nos respectivos rankings de cada Zona / Região disputariam 2 Torneios Nacionais, que seriam integrados num Estágio de 3 dias (Interrupção escolar do Natal e da Páscoa). Para complemento do quadro de 16 participantes, a FPB, seleccionaria os restantes atletas, de acordo com os seus níveis de desempenho.
e) Nas provas de pares dos escalões Sub-15, Sub-17 e Sub-19 o primeiro, nos respectivos rankings de cada Zona / Região disputaria 2 Torneios Nacionais, que seriam integrados num estágio de 3 dias (Interrupção escolar do Natal e da Páscoa). A FPB seleccionaria os restantes pares, de acordo com o seu nível de desempenho, perfazendo assim 8 pares por cada quadro.
e) Cada Zona / Região, de acordo com as respectivas quotas a atribuir apuraria no final dos 5 Torneios, os 16 melhores em cada prova, para os Campeonatos Nacionais Individuais de Sub-15, Sub-17, Sub-19 e Seniores / Categoria C.
f) Os atletas Sub-11 e Sub-13 fariam a sua competição apenas a nível de Zona / Região.
g) Os Campeonatos Nacionais de Seniores / Categorias de Elites, B e C seriam disputados, em data diferente dos escalões não seniores.
h) Os atletas da Região Autónoma dos Açores, se forem em reduzido número, poderiam participar em qualquer uma das Zonas à sua escolha.
i) As competições de equipas continuariam nos moldes da época anterior.

Sem comentários: