Os “Pressionadores” são os especialistas
em provocar “stress” competitivo nas crianças.
Temos observado, com preocupação à enorme
pressão, que os pais e outros educadores têm exercido com as crianças de 9, 10,
11 e 12 anos, durante os diversos Torneios de Divulgação e competições
pontuáveis, para os “Rankings Nacionais”, o que é altamente condenável. A
pressão tem sido de tal forma violenta, que muitas crianças choram…
As crianças, apenas devem ser motivadas
antes das respectivas partidas, mas também como preparar o aquecimento, como se
devem apresentar com o vestuário correctamente envergado, como apertar os
sapatos, para que serve o fato de treino e qual das duas peças deverá despir
primeiro, antes das partidas e a sua atitude comportamental, para com os seus
adversários.
Nestas idades é crucial uma excelente
formação desportiva.
Educar pelo desporto é um importante tema
para sensibilizar as crianças, para a prática desportiva, satisfazendo a
necessidade de viver atleticamente e assim terem a possibilidade de exprimir
força e destreza que incitam a jogar, a lutar, a progredir e desenvolver o
espírito ganhador. É muito importante a sensibilização para a prática do
desporto e nunca com o objectivo de “fazer campeões”. Os campeões já nascem
campeões... mas as etapas de crescimento deverão ser extremamente respeitadas.
Nesta etapa de desenvolvimento desportivo
da criança, a educação atlética e desportiva serão fundamentais para quem
prosseguir, mas os pais deverão ter uma atitude muito positiva, não só criando
condições para que a criança seja pontual e assídua, como também na sua organização,
nomeadamente com as actividades escolares, lúdicas e sociais. Pais com cultura
desportiva são a garantia de uma criança vocacionada para o desporto.
A criança tem no jogo um importante meio
recreativo e desportivo que deverá ser encarado como um complemento do
crescimento físico, mental, emocional e social, permitindo-lhe agir contra o
medo e onde o prazer de participar, não só por entretimento, mas também lhe
permitir conquistas e esforço.
Numa presente sociedade egoísta,
individualista e materialista deveremos tentar oferecer um máximo de condições
para o desenvolvimento da sua personalidade, pelo que a competição
pedagogicamente organizada deverá ser conseguida com qualidade.
A atitude da criança para com o jogo
representa uma verdadeira actividade “física natural”, onde com o seu
entusiasmo aplica grande parte da sua energia, fundamentalmente, a criança
gosta de brincar e de jogar. O jogo é o seu mundo, absorvendo-a totalmente.
A criança deve ser levada a alcançar o
domínio das habilidades motoras através das próprias aptidões, estimulando
assim, a sua capacidade criadora. No jogo a criança irá encontrar e vencerá
algumas dificuldades, descobrirá o prazer do esforço e aprenderá a lutar para
progredir, pelo que nunca deverá ser pressionada para ganhar.
Será nesta etapa etária que irá demonstrar
grande faculdade de imitação, a aprendizagem gestual será bem evidente pelo que
será muito importante que pontualmente assistam a boas demonstrações, quer ao
vivo ou por exibições de filmes técnicos de qualidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário