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09 fevereiro, 2017



   Os “Pressionadores” são os especialistas em provocar “stress” competitivo nas crianças.
   Temos observado, com preocupação à enorme pressão, que os pais e outros educadores têm exercido com as crianças de 9, 10, 11 e 12 anos, durante os diversos Torneios de Divulgação e competições pontuáveis, para os “Rankings Nacionais”, o que é altamente condenável. A pressão tem sido de tal forma violenta, que muitas crianças choram…
   As crianças, apenas devem ser motivadas antes das respectivas partidas, mas também como preparar o aquecimento, como se devem apresentar com o vestuário correctamente envergado, como apertar os sapatos, para que serve o fato de treino e qual das duas peças deverá despir primeiro, antes das partidas e a sua atitude comportamental, para com os seus adversários.
   Nestas idades é crucial uma excelente formação desportiva.         
Educar pelo desporto é um importante tema para sensibilizar as crianças, para a prática desportiva, satisfazendo a necessidade de viver atleticamente e assim terem a possibilidade de exprimir força e destreza que incitam a jogar, a lutar, a progredir e desenvolver o espírito ganhador. É muito importante a sensibilização para a prática do desporto e nunca com o objectivo de “fazer campeões”. Os campeões já nascem campeões... mas as etapas de crescimento deverão ser extremamente respeitadas.
   Nesta etapa de desenvolvimento desportivo da criança, a educação atlética e desportiva serão fundamentais para quem prosseguir, mas os pais deverão ter uma atitude muito positiva, não só criando condições para que a criança seja pontual e assídua, como também na sua organização, nomeadamente com as actividades escolares, lúdicas e sociais. Pais com cultura desportiva são a garantia de uma criança vocacionada para o desporto.
   A criança tem no jogo um importante meio recreativo e desportivo que deverá ser encarado como um complemento do crescimento físico, mental, emocional e social, permitindo-lhe agir contra o medo e onde o prazer de participar, não só por entretimento, mas também lhe permitir conquistas e esforço.
   Numa presente sociedade egoísta, individualista e materialista deveremos tentar oferecer um máximo de condições para o desenvolvimento da sua personalidade, pelo que a competição pedagogicamente organizada deverá ser conseguida com qualidade.
   A atitude da criança para com o jogo representa uma verdadeira actividade “física natural”, onde com o seu entusiasmo aplica grande parte da sua energia, fundamentalmente, a criança gosta de brincar e de jogar. O jogo é o seu mundo, absorvendo-a totalmente.
A criança deve ser levada a alcançar o domínio das habilidades motoras através das próprias aptidões, estimulando assim, a sua capacidade criadora. No jogo a criança irá encontrar e vencerá algumas dificuldades, descobrirá o prazer do esforço e aprenderá a lutar para progredir, pelo que nunca deverá ser pressionada para ganhar.
   Será nesta etapa etária que irá demonstrar grande faculdade de imitação, a aprendizagem gestual será bem evidente pelo que será muito importante que pontualmente assistam a boas demonstrações, quer ao vivo ou por exibições de filmes técnicos de qualidade.

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