Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

05 junho, 2017



    Será muito importante que após o final da temporada competitiva fosse compensado, o longo e demasiado “Período de Transição”, também chamado de “Descanso Activo” compreendido entre o términos da época desportiva de 2016 / 2017 e o início da próxima, em que a maioria dos atletas dos escalões jovens deixam de estar em actividade, mas depois pretendem atingir valiosos resultados, participação em estágios de selecções e em competições internacionais. O objetivo principal do “Período de Transição” é permitir que os atletas recuperem mental, física e emocionalmente, do trabalho intenso realizado durante os períodos de preparação e de competição
   É conhecido que no início da época em alguns clubes, não desenvolvem esta situação, pelo que se observa uma imagem pouco abonatória, para o badminton juvenil em Portugal, onde a grande maioria dos atletas continuam a fazer “Lazer Competitivo”… e muito poucos, a exigente e verdadeira “Competição”.
     Naturalmente que esta situação é da responsabilidade dos técnicos, pois, deveriam educar os jovens no seu percurso etário, para a necessidade de elevarem e planearem as adequadas cargas de treino, independentemente se têm ou não pavilhões disponíveis. Outros componentes do treino, como a força, flexibilidade, resistência e a velocidade poderão ser desenvolvidos, em outros espaços cobertos ou descobertos.
   Uma das várias qualidades exigidas aos atletas é a vocação para treinarem muito, o que não é para todos, visto que o estilo de vida é duro, com regras a cumprir. Não é só dizer que se é atleta, pelo que cada vez mais se verifica, que a população juvenil não quer competir e não se quer esforçar.
   As férias de verão devem ser ocupadas com actividades de animação, individuais ou colectivas como por exemplo:
- Corrida aeróbica e anaeróbica, junto à agua do mar ou em espaços relvados
- Na praia ou na montanha, realizar subidas e descidas em zig-zag
- Correr com a água a bater até meio das pernas
- Jogar na praia ou em espaços relvados, Andebol, Futebol e Voleibol
- Percursos de bicicleta
- Nadar em piscinas
- Praticar Ténis de Mesa
- Participar em Jogos Tradicionais Portugueses.
   Os atletas não devem correr em percursos muito duros, como o alcatrão e que quando utilizarem espaços relvados, corram descalços, pois, será una importante auto-massagem para a planta dos pés.
   As férias activas são bem importantes para os jovens atletas e deverão ser bem estruturadas e pensadas, evitando-se paragens totais e assim, a resistência, destreza/reflexos e flexibilidade serão mantidas, mas evitando-se uma actividade física muito exigente.
   A nível nutricional é também conveniente não cometer exageros, e ajustar as calorias a consumir. Como vivemos num país onde o calor é predominante nesta altura, a ingestão de água é muito importante.



























Sem comentários: