Os “Pressionadores”
são os especialistas em provocar “stress” competitivo nas crianças.
Temos observado, com
preocupação à enorme pressão, que os pais e outros educadores têm exercido com
as crianças de 9, 10, 11 e 12 anos, durante os diversos Torneios de Divulgação
e competições pontuáveis, para os “Rankings Nacionais”, o que é altamente
condenável. A pressão tem sido de tal forma violenta, que muitas crianças
choram…
As crianças, apenas
devem ser motivadas antes das respectivas partidas, mas também como preparar o
aquecimento, como se devem apresentar com o vestuário correctamente envergado,
como apertar os sapatos, para que serve o fato de treino e qual das duas peças
deverá despir primeiro, antes das partidas e a sua atitude comportamental, para
com os seus adversários.
Nestas idades é
crucial uma excelente formação desportiva. Educar pelo desporto é
um importante tema, para sensibilizar as crianças, para a prática desportiva,
satisfazendo a necessidade de viver atleticamente e assim terem a possibilidade
de exprimir força e destreza que incitam a jogar, a lutar, a progredir e
desenvolver o espírito ganhador.
É muito importante a sensibilização para a
prática do desporto e nunca com o objectivo de “fazer campeões”. Os campeões já
nascem campeões... mas as etapas de crescimento deverão ser extremamente
respeitadas.
Nesta etapa de desenvolvimento desportivo da
criança, a educação atlética e desportiva serão fundamentais para quem prosseguir,
mas os pais deverão ter uma atitude muito positiva, não só criando condições,
para que a criança seja pontual e assídua, como também na sua organização,
nomeadamente com as actividades escolares, lúdicas e sociais. Pais com cultura
desportiva são a garantia de uma criança vocacionada para o desporto.
A criança tem no jogo
um importante meio recreativo e desportivo que deverá ser encarado como um
complemento do crescimento físico, mental, emocional e social, permitindo-lhe
agir contra o medo e onde o prazer de participar, não só por entretimento, mas
também lhe permitir conquistas e esforço.
Numa presente
sociedade egoísta, individualista e materialista deveremos tentar oferecer um
máximo de condições, para o desenvolvimento da sua personalidade, pelo que a
competição pedagogicamente organizada deverá ser conseguida com qualidade.
A atitude da criança,
para com o jogo representa uma verdadeira actividade “física natural”, onde com
o seu entusiasmo aplica grande parte da sua energia, fundamentalmente, a criança
gosta de brincar e de jogar. O jogo é o seu mundo, absorvendo-a totalmente.
A criança deve ser
levada a alcançar o domínio das habilidades motoras através das próprias
aptidões, estimulando assim, a sua capacidade criadora. No jogo a criança irá
encontrar e vencerá algumas dificuldades, descobrirá o prazer do esforço e
aprenderá a lutar para progredir, pelo que nunca deverá ser pressionada para
ganhar.
Será nesta etapa etária, que irá demonstrar
grande faculdade de imitação, a aprendizagem gestual será bem evidente, pelo
que será muito importante que pontualmente assistam a boas demonstrações, quer
ao vivo ou por exibições de filmes técnicos de qualidade.
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