Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

20 junho, 2008



Com vocação para a prática do desporto, os habitantes de Santiago do Cacém, foram ao longo dos anos criando meios para um desporto mais apoiado, que veio a acontecer a partir de 1982, quando a Câmara Municipal pôs em acção o seu Pelouro Desportivo e assim começaram a aparecer organizações desportivas. Para apoio destas organizações e do projecto desportivo, efectuaram-se várias acções de formação, com o objectivo de preparar jovens animadores para diversos clubes. Na altura em Santiago do Cacém formou-se uma equipa de Andebol, que posteriormente se prolongou a vários escalões etários, uma de Basquetebol e um grupo de rapazes que praticavam Badminton.
Como o único clube da terra não suportava estas e outras modalidades desportivas, visto estar mais vocacionado para o Futebol Profissional, criou-se na altura o Clube de Jovens Atlético de Santiago do Cacém, composto por vários praticantes e cujos responsáveis eram os treinadores das diversas modalidades, isto em 1987. Durante quatro anos o Clube de Jovens participou em provas Nacionais e Regionais, conseguindo alguns feitos de assinalar.
Em 1990 a Câmara Municipal retirou o apoio, devido ao clube não estar legalizado, apesar de termos o aval da Direcção Geral dos Desportos, o que levou as pessoas do clube a pensar se valeria a pena continuar, visto não termos sede nem transporte próprio.
Os treinadores e alguns seccionistas do Andebol e do Badminton reuniram-se e concluíram que seria bom legalizar-se o clube, o que viria a acontecer no dia 22 de Outubro de 1991 no Cartório Notarial de Santiago do Cacém, com o nome de JUVENTUDE ATLÉTICO CLUBE.
Os objectivos seria dar apoio a todas as modalidades desportivas ditas amadoras e procurar sempre que possível, a ocupação dos tempos livre dos jovens. Iniciou-se com as modalidades de Andebol e Badminton, onde nesta modalidade se conseguiram alguns títulos nacionais.
A Câmara Municipal cedeu duas salas para instalar a sede social do clube e a sala de convívio, para os nossos atletas. Presentemente a JAC tem cerca de 300 sócios e mais de 200 atletas de idades compreendidas entre os 4 e os 40 anos. O dia 7 de Março de 2003, foi um dia histórico para a Cidade de Santiago do Cacém, bem como para a Juventude Atlético Clube, ao ser celebrado o protocolo com o Estado para execução do nosso Pavilhão /Sede e no dia 15 de Abril do ano de 2004 foi lançada a 1ªPedra do Pavilhão do Juventude Atlético Clube e assim foi concretizado um sonho de todos os sócios, bem como dos seus dirigentes, que sempre acreditaram ser possível a sua concretização, tendo a sua inauguração acontecido no dia 15 de Janeiro de 2005
Na presente época desportiva, a JAC, por intermédio dos seus atletas de Badminton, não seniores, conquistou oito títulos regionais, participou em alguns Campeonatos Abertos, pontuáveis para os “Rankings Nacionais” dos escalões de não seniores e organizou no dia 25 de Abril, o Torneio Divulgação de Santiago do Cacém.
Para mais informações sobre o JAC, consultar – http://jac.paginas.sapo.pt/index.html

Sem comentários: