Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

28 agosto, 2008



- Formação para Professores em Aveiro
A Federação Portuguesa de Badminton com a colaboração da Coordenação Educativa de Aveiro / Desporto Escolar, vai levar a efeito a 3 de Setembro, no Pavilhão Desportivo da Escola EB 2.3 Aires Barbosa, localizada em Esgueira, uma das mais importantes zonas residenciais de Aveiro, uma Acção de Formação destinada a professores de Educação Física e cujos prelectores serão os técnicos da FPB professores Jorge Cação e Luís Carvalho, auxiliados pela atleta internacional Telma Santos, 62ª do "Ranking Mundial" que irá executar e demonstrar os diversos tipos de batimentos.
O programa desta acção é o seguinte:
- 09.00 h – Recepção
- 09.30 h – Metodologia da Aprendizagem
- 11.30 h – Técnica / Táctica
- 13.00 h – Almoço
- 14.30 h – Técnica / Táctica
- 16.00 h – Organização de Torneios
- Curso de Juízes-Árbitros em Aveiro
Nos dias 20 e 21 de Setembro, a Federação Portuguesa de Badminton, com a colaboração da Coordenação Educativa de Aveiro / Desporto Escolar realiza um Curso de Juízes-Árbitros Estagiários, destinado a jovens de Aveiro e Coimbra
Tem como objectivo a formação e a sensibilização de jovens para a arbitragem e a responsabilidade de organização de provas, preparando-os para dirigirem como Juízes-Árbitros, Torneios de Divulgação e Torneios Escolares.
Esta acção de arbitragem será realizada, no Pavilhão Desportivo da Escola EB 2.3 Aires Barbosa, em Esgueira / Aveiro, sob a direcção do Juiz-Árbitro Nacional José Louro.
O programa deste curso é o seguinte:
20 de Setembro (Sábado)
10.00 h - Distribuição de documentação e preenchimento de fichas
10.30 h - Elementos da Arbitragem (suas funções)
11.30 h - Juízes Árbitros Artº 79º a 83º (do regulamento técnico)
13.00 h - Almoço
14.30 h - Árbitros e seus Auxiliares Artº 84º a 90º
15.30 h - Regulamento Técnico
- Os Jogadores (Artigos 3º ao 7º, 9º ao 12º, 13º, 15º e 16º)
- Competições
- Sistemas de Competição (Artº 19º)
- Provas por Eliminação (Artº 21º a 31º)
- Provas por Pontos (Artº 41º a 44º)
- Provas Mistas
19.00 h - Final do 1º dia
21 de Setembro (Domingo)
09.30 h - Regulamentos de Provas
- Provas Individuais
- Provas de Equipas
11.00 h - Trabalhos em Grupo
13.00 h - Almoço
14.30 h - Avaliação Teórica / Pratica
17.00 h - Encerramento
De salientar que esta parceria com o Desporto Escolar em Aveiro, já vem sendo efectuada, desde à quatro anos, sendo um exemplo bem visível de como deveria funcionar o desporto em Portugal, onde a aproximação do desporto escolar ao federado poderia e deveria ser um factor bem importante, para o aparecimento de talentosos atletas e também para a formação desportiva da população juvenil.

2 comentários:

Anónimo disse...

Considero particularmente importante a existência de várias acções de formação sobre Badminton. É uma importante forma de divulgação da modalidade, de aprendizagem e convívio. A necessidade de despertar o interesse dos docentes por uma modalidade tão completa como o Badminton é não só necessário como até "imprescindível". Ao cativar os docentes para o Badminton, indirectamente cativa-se os alunos pois o interesse do professor na modalidade é maior e isso transparece-se no método pedagógico e na relação com os alunos. Um Badminton bem ensinado é interessante devido à sua complexidade técnica e à possível criatividade nos exercícios de aprendizagem.
Quanto à acção de formação de juízes árbitro, é interessante despertar os jovens para participar noutras áreas que não só o ser atleta, mas também participar na organização de torneios.
Espero que as acções de formação tenham sucesso e que contribuam para a evolução do Badminton em Portugal.

Bárbara disse...

Espero que com iniciativas deste género, as mentes de funil que têm vigorado comecem progressivamente a alargar horizontes.
A meu ver, este "projecto" está muito bem concebido, assim como o seu programa de formação, e será desta maneira que será permitido, a nós, jovens, marcar a diferença e ganhar um maior senso de responsabilidade, que nos será tão útil na vida desportiva como no nosso quotidiano enquanto adolescentes e futuros adultos.
É importantíssimo, também, que se continuem a fazer estas aproximações entre o desporto escolar e o desporto federado, pois a todos os níveis, a troca de experiências fomenta o nosso enriquecimento pessoal e curricular.
Penso que é uma iniciativa que tem tudo para correr bem, os meus parabéns pela mesma.